A Retinopatia diabética é a complicação mais comum do diabetes e pode afetar drasticamente a visão. Ela afeta os vasos sanguíneos da retina e não tem cura, mas com tratamento precoce pode ser possível evitar ou retardar a progressão da doença. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior é a chance de evitar complicações oculares graves e possíveis danos à visão.
Os sintomas mais comuns da Retinopatia diabética são visão embaçada, alteração na acuidade visual, visão dupla, imagens fantasma e campo visual reduzido. Esta doença pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente e precocemente. Um oftalmologista especializado em tratamento da Retinopatia diabética é fundamental para controlar a doença e orientar o paciente com relação ao tratamento mais adequado.
Existem vários tratamentos para a Retinopatia diabética, incluindo o tratamento medicamentoso, laser, cirurgia e terapias fotodinâmicas. O tratamento medicamentoso é usado para controlar a diabetes e evitar a progressão da doença. O tratamento a laser é usado para prevenir hemorragias nos olhos, tratar hemorragias e evitar o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos na retina. A cirurgia é usada para tratar a miopia, a presbiopia e outros problemas de visão relacionados à Retinopatia diabética. As terapias fotodinâmicas são usadas para tratar os vasos sanguíneos anormais na retina.
O tratamento da Retinopatia diabética varia de acordo com o seu estágio e com a gravidade dos sintomas. O tratamento dos estágios iniciais da doença pode ser feito com tratamentos medicamentosos ou laser. Os tratamentos medicamentosos incluem a administração de medicamentos para controlar a diabetes e a pressão arterial. O tratamento a laser é usado para prevenir o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos na retina e para controlar efetivamente a progressão da doença.
Tratamento de Retinopatia Diabética em Campos dos Goytacazes
Os tratamentos cirúrgicos são usados quando o tratamento medicamentoso e a laser não são suficientes para controlar a Retinopatia diabética. Os tratamentos cirúrgicos incluem a reparação de retinas deslocadas, a retirada de tecido da retina e a correção de erros refrativos. A cirurgia de membrana vítreo-retiniana é usada para tratar hemorragias na retina. O tratamento da Retinopatia diabética com terapias fotodinâmicas é usado para tratar os vasos sanguíneos anormais na retina.
O tratamento da Retinopatia diabética é um processo contínuo de vigilância e tratamento. A maioria dos pacientes precisa passar por exames oftalmológicos anuais ou bienais para monitorar a doença. Os pacientes também precisam seguir um plano de tratamento para controlar a diabetes e a pressão arterial.
Dr. Fabiano Cesário é oftalmologista e realiza o procedimento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Entre em contato com Dr. Fabiano Cesário para mais informações sobre o tratamento da Retinopatia diabética.