Tratamento de Retinopatia Diabética em Campos dos Goytacazes

A Retinopatia diabética não proliferativa é a fase inicial da doença e é geralmente assintomática. Alguns pacientes podem apresentar edema de mácula (inchaço da área central da retina) que leva a um embaçamento visual.

Retinopatia diabética proliferativa

A Retinopatia diabética proliferativa é a fase mais tardia e grave. Pode levar a perda visual importante por edema macular, hemorragia vítrea, descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Todo paciente diabético precisa de um acompanhamento cuidadoso por médico oftalmologista para que sejam identificadas e tratadas no tempo certo as alterações desta doença e se diminua o risco de perda visual severa.

Tratamentos para Retinopatia Diabética

A principal forma dos portadores de Diabetes Mellitus evitar a Retinopatia Diabética é tomando os cuidados para a evolução da doença, tais como:

  • Utilização adequada de insulina
  • Dieta equilibrada
  • Utilização de pílulas hipoglicemiantes

Assim como  outrostratamentos que são prescritos pelo médico endocrinologista , que é geralmente responsável por tratar da Diabetes Mellitus.

O tratamento para a Retinopatia Diabética pode ser feito utilizando a fotocoagulaçãoa  laser. Este procedimento visa a cauterização de áreas da retina que estão doentes, utilizando-se raios laser para realizar a cauterização, na tentativa da prevenção de hemorragias. Além disso, utiliza-se também a injeção de medicamentos intraoculares anti-angiogênicos e/ou corticoides para o tratamento do edema macular diabético e controle da retinopatia diabética.

É recomendado que o tratamento seja feito logo no início da doença, para obter resultados satisfatórios e assim evitar a evolução da doença.

Fonte: Oftalmo