Tratamento do Pterígio em Macaé

oftlamologista em campo dos goytacazes rj
Dr. Fabiano Cesário

Oftalmologista CRM/RJ 5261788-3

O Pterígio é uma lesão caracterizada por um crescimento anormal de tecido conjuntivo na córnea, provocando alterações estéticas e funcionais. O tratamento pode ser conservador (utilizando colírios) ou cirúrgico, sendo que a maior parte dos casos acabam necessitando de intervenção cirúrgica.

Sintomas

O Pterígio costuma iniciar como um pequeno inchaço no canto da pálpebra, denominado pregão, que se torna mais intenso à medida que cresce, podendo invadir um terço central da córnea. De forma geral, essa lesão é associada a grandes desconfortos como: olho seco, irritação ocular, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, fotofobia, visão turva e dor.

Causas

A causa exata do Pterígio é desconhecida, no entanto, é possível identificar alguns fatores associados à sua ocorrência como exposição ao sol, poeira, vento, alergias oculares, trauma ocular ou mesmo predisposição genética.

É importante destacar que o Pterígio não é considerado uma doença contagiosa.

Diagnóstico

O diagnóstico do Pterígio é realizado por meio de exame clínico, onde o oftalmologista avalia sintomas e verifica a lesão. Os exames complementares, como a tomografia de coerência óptica (OCT) e angiografia da córnea, também auxiliam na confirmação do diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do Pterígio pode ser conservador ou cirúrgico. Nas lesões iniciais, o tratamento é realizado por meio de colírios medicamentosos que possuem como objetivo aliviar os sintomas e evitar o avanço da lesão.

Já nos casos mais avançados, o tratamento cirúrgico se torna necessário, podendo ser realizado de duas formas: interrompendo o crescimento ou removendo o tecido.

O tratamento para interromper o crescimento da lesão (congelamento) é realizado com crioterapia, que utiliza nitrogênio líquido para congelar e destruir o Pterígio.

Já na remoção do tecido que compõe a lesão, é realizada a chamada cirurgia de excisão. Nessa técnica, é removido todo o Pterígio com auxílio de microscópio, sendo que é recomendada em lesões mais avançadas ou em casos de recidiva.

Complicações

Os principais riscos da cirurgia são: dor no pós-operatório, hemorragia, infecção, baixa acuidade visual, descolamento de retina, lesões na córnea, cicatrizes oculares, recidiva e alergia aos pontos utilizados.

Oftalmologista Dr. Fabiano Cesário

Dr. Fabiano Cesário é oftalmologista e realiza o tratamento do Pterígio na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. Além disso, ele também realiza outros procedimentos como transplante de córnea, ceratoplastia, cirurgia de catarata e tratamento de glaucoma.

Insulfilm Whatsapp Orçamento e Preço